sábado, 25 de janeiro de 2014

Rosebud


Francisco acorda no meio da noite e corre para o banheiro. Tem a impressão que vai colocar suas tripas para fora. Mal consegue tossir com a dor. Seu ar some. Na sua idade ficar 1 minuto sem ar já seria um milagre. Tanto eu como você sabemos que o quero dizer não é sua idade em si. Seu ex-colega de classe, Edvaldo, tem os mesmos 75 anos e caminha todas as manhãs, com velocidade maior que muitos jovens. Com sua idade quero dizer com seus pulmões que já trabalham de maneira insuficiente, suas constantes inflamações na garganta, seu corpo cada vez mais fraco. Pensando bem, com 1 minuto ele não seria o recebedor de um milagre de deus, mas sim o próprio Deus. 30 segundos já realizariam o milagre.

Dizem que antes de morrer sua vida inteira passa diante dos seus olhos. Mesmo com a visão quase nula. Alguns dizem que dura um minuto, outros dizem que dura o tempo que for necessário, que é como se o tempo parasse. 75 anos. Cada ano tem 12 meses, cada mês 30 dias..Ok, vamos te poupar da encheção de linguiça. Não contando os 4 dias desde que comemorou seu aniversário, Francisco viveu  3942000 minutos na vida que, supostamente, estaria assistindo agora.

Os 30 segundos irão passar do mesmo jeito. Serão 30 segundos desesperadores, mínimos, para a aluna que ainda não respondeu nem metade da prova.  Serão uma eternidade para o pai que espera o resultado da operação do filho.  Serão o tempo de um anúncio de coca-cola na televisão. Mas, para Francisco, terão de ser uma vida.

No que o tio Chico pensará? Tanta coisa. Sua falecida esposa e os momentos que passaram juntos. Seus 3 filhos. A energia e os sonhos da adolescência, os amores e sonhos não conquistados. Sua família. Seus pais. Os momentos felizes da sua infância. Na última pessoa com quem ele conversou, no caso, a caixa do mercado que nem sabe o nome. Naquela bomba de chocolate que comeu, como estava boa. Naquele dia que ele ficou preso dentro do banheir..ta ok de novo,chega. Há tantas coisas que ele fez, que conquistou, que foi, que teve. Ou ele pode simplesmente pensar em algo que nunca teve ou obteve.

 

O título se refere as últimas palavras de Charles Foster Kane, protagonista do clássico “Citizen Kane”(Cidadão Kane). Se você já assistiu, provavelmente abriu um sorriso de canto ao ler o título. Se não assistiu, ta aí uma oportunidade para também sorrir de canto.

 

O filme é de 1941, então não espere incríveis efeitos. Porém, mesmo assim, os efeitos impressionam para a época. Tanto que é considerado por muitos o melhor filme da história, devido a toda revolução cinematográfica para a época, sem falar, é claro, na sua história. Óbvio que o prestígio é bom, o sucesso faz com que mais pessoas conheçam a obra. Porém, às vezes, acaba prejudicando nossas expectativas. É melhor não esperar tanto e acabar se surpreendendo.


Durante o filme, ficamos tentados a descobrir o que é Rosebud. As últimas palavras de um magnata, um homem que construiu um império jornalístico, deve ser algo espetacular, não? Ainda mais em uma vida de alguém que teve de tudo. “I don't think there's one word that can describe a man’s life(eu não acho que exista uma palavra que possa resumir a vida de um homem)é uma das minhas frases favoritas do filme. E, ao longo do mesmo, vamos descobrindo que Charles, na realidade, não teve de tudo, muito pelo contrário.

O garoto Charles, na sua infância, foi “vendido” para Thatcher. Essa sua venda o permite juntar milhões em investimentos e, posteriormente, conquistar tanto na sua vida. Mas foi na vida dele mesmo que ele conquistou? Charles parecia ser um homem que fazia tudo do seu jeito, não aceitava opinião alheia. Porém, isso é algo bom? E será que foi, de fato, tudo da maneira dele?

Concordo com o que li certa vez.Somos pródigos em formar nossos “Cidadãos Kane”.Porém, os nossos não são infelizes. Sem mais Kane, antes que eu dê spoiler. Voltemos a Chico.

Francisco, um homem que teve vida extremamente comum. Ainda assim, um cidadão Kane. Todas as vezes que foi “vendido”, ou pior, todas as vezes que vendeu a si próprio. Não pense mal, Chicão nunca foi gigolô. Só que existe muito mais para se vender, por preços além do dinheiro.


Acho que já passaram bem mais que 30 segundos. Afinal, o que diabos Francisco pensou de especial nos seus últimos suspiros de vida? Já não importa mais. “Eu não acho que uma palavra possa resumir a vida de alguém”. Nem um único pensamento. A vida não se resume na morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário