domingo, 5 de janeiro de 2014

Nada


Acordei às 11 e meia da manhã. Fui comer meu café da manhã como todos fazem. Observei o sol escaldante e resolvi não sair de casa, não queria ficar suado. Mas rezei para meu bom Deus que não chovesse no domingo. No domingo eu vou pra praia e chover é o que não pode! Comi um sanduíche de tarde, tava com preguiça de fazer almoço. A empregada teve que cuidar do maldito filho e meus pais nem para ter feito algo, aff. Aí resolvi assistir algum filme, emendei logo uma trilogia inteira. Já era 9 da noite e os velhos ainda não tinham chego, saíram mais tarde do trabalho e ainda resolveram passar na minha tia e ela deve ter começado a falar meia hora sobre como foi a campanha comunitária cuja ela faz parte, que ótimo. Não to a fim de ir lá também. Porra, o jeito é pedir uma pizza com meu próprio dinheiro que estava guardando (mas, pra ser sincero, não sei pra que estou guardando).

Hoje eu, simplesmente, não fiz nada.

Matheus, 15 anos, Leblon

Acordei o mais cedo possível. Nem tomei café da manhã. Eu até podia ter feito um sanduíche mas eu sabia que se eu fizesse um de manhã, de tarde eu ia ficar sem.Mamãe tinha prometido que ia me levar na praça do centro da cidade. Lá, todo ano, eles doam brinquedos, roupas, essas coisas que fazem perto do natal. As pessoas ficam mais bondosas nessa época, não sei porquê. Ou pelo menos parecem se importar mais uma com as outras. Tem que chegar cedo que as melhores coisas eles sempre pegam primeiro, chegam até a brigar, mesmo a maioria ali sendo da igreja. Eu ainda não sei se acredito muito em Deus, mas fico quieto por medo de mamãe brigar. Mesmo assim hoje eu rezei pra ele pra que mamãe pudesse comprar algo pra mim além das doações. Acho que ela fica mais feliz por me dar do que eu por receber. Ano passado ganhei uma camisa que odiei meus amigos me zuaram na rua. Pelo menos ela era confortável. E mamãe gostava dela. E ver mamãe feliz me deixa feliz.
Ficamos lá o maior tempo possível, estavam dando cachorro-quente. Só que invés de voltar pra casa, mamãe disse que ia me levar pra outro lugar, ia dar um presente adiantado. Fomos ao cinema. Acho que faziam quase 2 anos que eu não ia ver um filme naquela telona.

Eu comi bem e vi um filme. Hoje foi um dia legal.

Diego, 11 anos, interior da Bahia

Acordar as 5 e meia é um saco! Fui pra escola, acho que dormi umas duas aulas. Uma foi a de Literatura, se já não bastasse livros agora a professora queria relacionar alguma coisa com música, e só coisa chata.Outra foi a de Sociologia. Não aguentava mais aquela discussão que foi desde o casamento homossexual até a ditadura militar. Pelo menos depois da aula pude dar uns pega na minha namorada. Mas ela tá chata ultimamente, beijar ela não é nada de mais. Só que não vou terminar, as pessoas te olham melhor quando você namora. Depois voltei pra casa e fui jogar videogame, assistir TV .

Hoje eu, simplesmente, não fiz nada.

Júlio, 16 anos, grande São Paulo

Acordar tão cedo é difícil, mas vale a pena. Fui bem cedo encontrar a Kate, num horário que não tenho chances de nenhum conhecido me ver. Porque se verem irão contar a meus pais e, mesmo eu sendo de maior, eles me espancariam. Então fomos pro apartamento dela. Eu nem podia ficar muito tempo e acabamos não fazendo nada demais, bem menos do que queríamos. Pelo menos alguns beijos apaixonados já que isso em público é quase impossível. Já falamos até em nos casar porém isso sim é impossível, ainda mais depois de junho. Mas, ainda assim, beijar a Kate é maravilhoso. O que faz de hoje um dia maravilhoso.

Dasha, 24 anos, Rússia

Eu escrevi esse texto, li um pouco, revi um filme e comi mais de três refeições. Talvez possam dizer que, hoje, eu não fiz, simplesmente, nada. Talvez até tenha feito nada, mas o nada pode ser maravilhoso e não prejudicar ninguém. O nada pode até ser necessário. Quando nada te faz bem, o nada é o que te faz bem. Tem dias que você faz o que chamam de tudo. E tudo representa, simplesmente, nada.

Pensando bem, talvez eu até queira (não) fazer nada. Talvez aquelas que considero as melhores pessoas já façam nada.Só que para mim não é nada, e nem para elas. Porque, a longo prazo, tudo que você faz se reduz a nada. Então, façamos do nada o melhor de nós.

4 comentários:

  1. Engraçado. Comecei o texto meio que procurando algo, e o que eu encontrei? Nada, nada, nada... Mais reflexões internas super sutis sobre o nada, e no final, fui me sentindo mais cheia... Já estava carregada de observações feitas ao imaginar cada detalhe mínimo narrado. Foi aí que eu repeti o último parágrafo mentalmente duas vezes. Tanto sentido. Forte. Bonito.
    Façamos do nada o melhor de nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado,Sim, a ideia é mesmo nos encher(mesmo que seja de nada). E boa parte disso está nas coisas mas sutis. Muito legal o hiperbolei também. Tem algum lugar pelo facebook para acompanhar? Se puder, acompanhe nossa página: https://www.facebook.com/pages/Antes-Que-Eu-Conte-a-Mesma/529372427160363

      Excluir
  2. Legal o texto! Também fiquei procurando alguma coisa no texto, mas não é que não tem nada, como as personagens (?) disseram. Todas as coisas que eles fizeram foram importantes, legais até. Enfim, gostei! Não tenho nada pra falar sobre o texto ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marina! Não tenho nada pra dizer pra vc tbm rs
      Na verdade tenho. Se der me acompanhe pelo face: https://www.facebook.com/pages/Antes-Que-Eu-Conte-a-Mesma/529372427160363

      Excluir